Segundas-feiras nunca foram fáceis, mas a 'Blue Monday' pode ser mesmo a mais difícil de todas. Celebrada, este ano, a 17 de janeiro, traz melancolia e ansiedade para muitos e ainda um agravamento de problemas ao nível da saúde oral para outros.
Em comunicado, Khaled Kasem, chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas Impress, explica que quando estamos sob stress, o nosso corpo pode reagir de várias maneiras diferentes. "Podemos suar, ter dores no peito ou sofrer de problemas estomacais". No entanto," a tristeza e a ansiedade podem refletir-se também na saúde de um sorriso, que não só se desvanece, como enfrenta alguns problemas de saúde".
Para ajudar todos os que enfrentam o dia mais triste de ano a sorrir, o chefe ortodontista da Impress revela três consequências do stress nos dentes e antecipa algumas soluções:
1- Bruxismo
O stress causa uma tensão extra nos músculos que pode levar ao ranger involuntário dos dentes, uma prática conhecida como bruxismo e cujos sintomas vão desde dentes cerrados a dores faciais e de ouvidos. O melhor tratamento será sempre o de respirar fundo e, em casos mais graves, procurar a ajuda de um profissional.
2- Unhas roídas
São muitas as pessoas que roem as unhas em situações de ansiedade, mas essa é uma prática que pode acarretar sérias consequências, tendo em conta a fácil transmissão de germes das mãos para a boca. Para prevenir infeções orais, deve manter as unhas curtas e procurar um hábito alternativo.
3- Boca seca
Stress, ansiedade e depressão são responsáveis por diminuir a produção de saliva, o que resulta numa boca seca, ressacada e áspera. Deve, por isso, beber bastante água.
Leia Também: Má higiene oral pode desencadear doenças potencialmente fatais