Afinal, parece que não vai ter cortar naqueles alimentos que o fazem salivar por mais. Pelo menos, é o que sugere um estudo publicado no The Journal of Nutrition, que revela que versões mais nutritivas de chocolate, panquecas ou granola podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol,
Os autores do estudo analisaram 54 adultos com níveis elevados de colesterol durante um período de quatro semanas. Após esse período, descobriram que basta comer duas porções por dia para observar uma diminuição de 9% nos níveis de colesterol LDL, uma das principais causas de doença coronária, enfarte do miocárdio e AVC.
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso, é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.
Leia Também: Colesterol? Três alimentos que não podem faltar na sua lista de compras