Uma pesquisa realizada pela organização Target Ovarian Cancer, no Reino Unido, apurou que pelo menos dois terços das mulheres não estão a par dos principais sintomas de cancro do ovário, como inchaço, dor de barriga, sensação constante de estar cheio (enfartamento) ou precisar de ir à casa de banho frequentemente.
A instituição, reporta o jornal The Sun, alerta ainda que os médicos não estão a encaminhar as pacientes suficientemente cedo porque os sintomas são demasiado vagos ou semelhantes a problemas estomacais.
Segundo Annwen Jones, diretor da Target Ovarian Cancer: "conhecer os sintomas é crucial".
"Temos de fazer campanhas em massa, apoiadas pelo governo, que divulguem os sinais de alarme deste tumor", disse.
Leia Também: Cancro do pâncreas: O sintoma bizarro que jamais pode ignorar
"Se fizermos isso, menos pessoas serão diagnosticadas tardiamente, menos precisarão de tratamento invasivo e, em última análise, menos morrerão desnecessariamente de cancro do ovário".
Uma pesquisa com mil mulheres descobriu que apenas uma em cada cinco (21%) sabia que inchaço era um possível sinal do tumor.
Dois terços (68%) ignorava que a sensação de dor no abdómen é um sintoma.
Outras 97% desconheciam que sentir-se sempre cheio era um potencial indicador.
E 99% não pensaria que a necessidade de fazer urinar mais vezes poderia ser um sintoma de cancro do ovário.
A pesquisa também determinou que um número crescente de mulheres - 40% em comparação com 31% em 2016 - erroneamente acredita que os testes de esfregaço cervical diagnosticam a doença, sendo que estes detetam somente o possível desenvolvimento de cancro cervical.
Leia Também: Sintomas subtis de cancro dos ossos que são confundidos com artrite