Como evitar o cancro que mais portugueses mata? Especialistas respondem

A colonoscopia é, segundo a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, "o método de rastreio por excelência, ao permitir o diagnóstico e o tratamento no mesmo ato, promovendo uma efetiva prevenção da doença".

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/03/2022 18:00 ‧ 07/03/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Cancro do intestino

Dados da United European of Gastroenterology mostra que morrem diariamente, em média, 11 portugueses por cancro colorretal (CCR), sendo a sobrevivência global aos cinco anos de 50%. Contudo, se o diagnóstico for realizado atempadamente, a sobrevivência ultrapassa os 90%.

Tendo em conta estes números, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) apresenta uma campanha de sensibilização. No dia 21 de março, o Cristo Rei e a Torre dos Clérigos vão estar iluminados de azul, cor alusiva a esta campanha que também percorre vários países no mundo. 'Seja Pontual, principalmente com a sua Saúde' é a mensagem que a SPG pretende destacar numa campanha nacional que apela à 'pontualidade' dos portugueses para a prevenção, através da detecção precoce por colonoscopia, a partir dos 45 anos.

Em comunicado, a SPG refere: "A importância do rastreio por colonoscopia resulta da elevada incidência e mortalidade por CCR em Portugal e da existência de um tratamento curativo, que é tanto mais eficaz quanto mais precoce for o diagnóstico e detecção das lesões precursoras (pólipos intestinais)". "Com o recurso à colonoscopia é possível a remoção destas lesões, interrompendo a progressão para cancro evitando assim novos casos. A colonoscopia é, portanto, o método de rastreio por excelência, ao permitir o diagnóstico e o tratamento no mesmo ato, promovendo uma efetiva prevenção da doença", explica.

Para o presidente da SPG, Guilherme Macedo, "é urgente alertar a população para a elevada incidência e mortalidade desta doença, que pode ser acautelada através de um diagnóstico eficaz e atempado". O responsável sublinha que "é altura de implementar uma estratégia nacional, com igualdade de acesso a todos os cidadãos para uma eficaz prevenção e tratamento".

De acordo com as novas diretrizes internacionais, todos as pessoas, mesmo assintomáticas, a partir dos 45 anos devem ser incluídos num programa de rastreio do cancro do cólon e reto.

Recorde-se que os estilos de vida pouco saudáveis, como os que envolvem dietas com uma elevada quantidade de alimentos processados, o tabagismo e o elevado consumo de álcool, estão fortemente associados ao desenvolvimento de CCR.

Leia Também: A cada minuto que passa há um novo diagnóstico de cancro do intestino

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas