Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) prefira chamá-la de condição pós-Covid, ao invés, a comunidade médica opta por apelidar a condição de Covid longa.
E a verdade, é que existem vários sintomas de Covid longa que muitas vezes são ignorados. No entanto, o diagnóstico atempado e tratamento adequado podem ajudar a aliviar a maleita.
Ora, independentemente do indivíduo sofrer inicialmente de um quadro de Covid grave ou mais ligeira, todas as pessoas que adoecem com a patologia podem experienciar sintomas prolongados.
Leia Também: Quem teve Covid pode sofrer uma "queda substancial" na inteligência
Pesquisas atuais mostram que aproximadamente 10% a 20% dos pacientes infetados pelo novo coronavírus sofrem posteriormente de Covid longa.
Os sintomas a ter em atenção:
. Fadiga
. Falta de ar ou dificuldade em respirar
. Problemas de memória, concentração ou sono
. Tosse persistente
. Dor no peito
. Dificuldade para falar
. Dores musculares
. Perda de cheiro ou sabor
. Depressão ou ansiedade
. Febre
. Tontura
"A Covid longa é um termo usado para descrever a presença de vários sintomas que persistem semanas ou meses após a infeção por SARS-CoV-2, independentemente da estirpe viral. O facto de que a Covid longa pode reduzir consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes infetados enfatiza a necessidade urgente de identificar seus efeitos", destaca um estudo citado pelo jornal Times of India.
Leia Também: Covid longa. Investigadora testa em si própria Paxlovid (com sucesso)