Todos os dias o cenário repete-se. Saímos de casa pela manhã com roupas mais primaveris e no fim do dia regressamos gelados. Infelizmente, o frio pode desencadear alergias, gripes e, por conseguinte, o nosso sistema imunitário fica em baixo.
O segredo está em apostar nos alimentos certos. Assim, conseguirá equilibrar o sistema imunitário, uma espécie de exército a que o nosso organismo recorre para se proteger das agressões.
Por outro lado, sabemos que o tempo frio e cinzento nos leva a optar por alimentos menos saudáveis e, por vezes, difíceis de resistir. A menos de dois meses do verão, está na altura de apostar numa dieta saudável que nos ajude a manter o corpo com que tanto sonhamos.
É a pensar nisso que a Juice Plus+ revela os oito alimentos indispensáveis.
1- Laranja, limão e Kiwi
São fontes alimentares de vitamina C. Têm propriedades antioxidantes, ou seja, evitam a oxidação das células do sistema imunitário. Ao consumi-los, impedimos a morte das células e permitimos que o organismo esteja mais bem preparado quando for exposto aos agentes agressores.
2- Iogurte
Contém bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças inflamatórias do intestino.
3- Verduras
Brócolos, couve e espinafres possuem folato, que participa na produção de novas células e na reparação do ADN. São ainda uma boa fonte de fibras, antioxidantes e vitamina C.
4- Batata doce
Possui betacaroteno e vitamina A. A sua atividade antioxidante pode estar ligada ao combate do envelhecimento e à redução do aparecimento de alguns tipos de neoplasia.
5- Salmão
Conhecido por ser um peixe nobre de água fria, o salmão é muito procurado pelo seu sabor leve e marcante. Porém, também é rico em ômega 3, um ácio gordo que não é produzido naturalmente pelo corpo e é responsável por regular as células de defesa do corpo humano, além de melhorar a resposta do sistema nervoso.
6- Alho
É um dos alimentos mais conhecidos e utilizados para aumentar as defesas do organismo. Isso porque possui um composto sulfurado chamado alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.
7- Frutos secos
Os frutos secos, como as amêndoas, os amendoins, a noz do pará ou a castanha de caju são ricos em zinco, que atua na reparação de tecidos e cicatrização de feridas.
8- Legumes
Pimentos, cenoura e tomate também podem ser aliados no reforço das nossas defesas. Isto porque o betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate infeções e estimula as células imunológicas.
Leia Também: Olá, corpo de verão! Quatro dicas para uns glúteos perfeitos