Ansiedade. Quatro alimentos que podem ajudá-lo a acabar com o martírio

Pegue num papel e caneta!

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/05/2022 07:30 ‧ 02/05/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde mental

É normal preocupar-se, ter medo e sentir alguma inquietação perante um novo desafio. Mas existe uma fronteira entre preocupação e ansiedade. E se esta última for acompanhada de palpitações, insónias, dores no peito e falta de ar pode ter graves consequências e requerer ajuda especializada.

“Entendemos que existe uma ligação entre o cérebro e o intestino e, nas últimas duas décadas, surgiram evidências de que o que comemos influencia o nosso humor e o modo como nos sentimos", explicou a psiquiatra e nutricionista Uma Naidoo à revista Shape.

Com isso em mente, veja abaixo quatro poderosos alimentos que, segundo o portal Meganotícias, podem ajudar a aliviar e a combater uma crise de ansiedade: 

1- Chocolate amargo

O chocolate preto tem inúmeras propriedades boas para a saúde.  Neste caso, o mais indicado é amargo, pois é rico em flavonoides, antioxidantes capazes de melhorar as funções cognitivas, nomeadamente a memória, e proteger as células de danos provocados pelos radicais livres, ajudando a evitar doenças do foro mental.

2- Amora

É composta antocianinas,  um flavonoide que reduz os danos provocados pelo stress oxidativo.

3- Verduras

Os elevados níveis de fibras dos vegetais podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e a ajudar na saciedade. De acordo com Naidoo, ter picos e quedas na glicose pode causar mudanças na nossa energia, o que, por sua vez, piora as crises de ansiedade.

4- Legumes

Os legumes possuem diversas vitaminas, minerais e nutrientes, sendo que estas substâncias são fundamentais, pois promovem a produção de neurotransmissores. 

Leia Também: Fome que não passa? Cinco dicas (de ouro) para controlar o apetite

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas