Uma embolia pulmonar é a obstrução súbita de uma artéria pulmonar causada por um êmbolo, habitualmente um coágulo de sangue, que impede a passagem do sangue, podendo ocorrer um enfarte pulmonar, ou seja, a morte de tecido pulmonar.
Certas formas de cancro, repouso prolongado na cama ou inatividade, o uso de anticoncecionais orais e a obesidade são alguns dos fatores aumentam a predisposição para se formarem coágulos de sangue nas veias. Porém, os êmbolos de pequenas dimensões habitualmente não causam sintomas. Já quando são maiores ou múltiplos e obstruem a passagem de sangue a uma grande área de pulmão, a falta de ar é o sinal de alerta mais frequente e pode até ser o único indício, se não ocorrer evolução para enfarte.
A pensar nisso, a Mayo Clinic reuniu os 10 principais sintomas de embolia pulmonar, que surgem geralmente de forma súbita. Ei-los:
1- Falta de ar e respiração rápida;
2- Dor torácica aguda, especialmente durante a respiração profunda, e que chega a ser confundida com um ataque cardíaco. Pode irradiar para o ombro, braço, pescoço ou maxilar;
3- Tosse, que pode ser acompanhada de sangue;
4- Ritmo cardíaco irregular;
5- Tonturas;
6- Desmaio;
7- Febre;
8- Sudorese excessiva;
9- Pele húmida ou pálida;
10- Dor e inchaço na perna ou na barriga da perna.
Leia Também: Sintomas de doença grave que são confundidos com problemas digestivos