Nutricionista revela o que deve fazer evitar exageros na época festiva

Fernanda Marques, nutricionista da Clínica Pilares da Saúde, explica o que deve fazer para compensar os exageros típicos desta época do ano.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/12/2024 16:48 ‧ há 12 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Durante esta época do ano, além dos convívios tradicionais de família, ainda existem os diversos jantares de Natal com amigos e colegas. É nesses momentos que devemos "ter mais atenção e reduzir o consumo", afirma Fernanda Marques, uma nutricionista da Clínica Pilares da Saúde, num texto enviado ao Lifestyle ao Minuto

 

Porquê? "Normalmente envolvem uma quantidade grande de álcool e menus completos com muita quantidade", acrescenta. Por isso, nestes momentos deve escolher "quais serão as extravagâncias", ou seja, "se prefere as entradas, a sobremesa ou a bebida". Também dever ter o cuidado de incluir no prato "uma quantidade grande de verduras", uma regra que deve aplicar ao dia a dia. 

Leia Também: Está a comer demasiado açúcar e estes são os sinais de alerta

Tem ainda conselhos específicos para a noite de Natal. Basicamente recomenda que escolha quais são as coisas mais "especiais e primordiais para si". Pode aproveitar, mas lembre-se que "não será um dia que irá colocar tudo a perder". Deve garantir que inclui vegetais no prato, algo que "ajuda a nutrir e desintoxicar pela sua grande quantidade de nutrientes e fitoquimicos". 

Notícias ao Minuto © Fernanda Marques

"Para reduzir os abusos nos doces, escolha em família quais serão as sobremesas deste ano", não devem existir múltiplas opções, "quanto mais variedade mais queremos provar". Idealmente tem de "escolher a opção que mais gosta e equilibrar o consumo".  Se quiser pode sempre levar uma opção mais saudável feita por si.

Também explica que "nestes dias o consumo de verduras principalmente couves, repolho e brócolos", assim como de alguns chás amargos como chá verde e de alcachofra, ajudam o fígado a lidar com os exageros. 

Leia Também: Será que beber um digestivo ajuda a fazer a digestão? Dietista esclarece

Realça a importância da atividade física nestes dias e diz que se não conseguir ir ao ginásio pode fazer caminhadas simples.

Não recomenda que passe o dia a petiscar porque assim passa o dia interior a aumentar os níveis de glicose e insulina. É melhor "estipular horários para as refeições e lanches". Deve ainda "respeitar a sua saciedade, evitar repetir quando já se sentir satisfeito e tenha atenção ao mastigar". 

Para terminar reforça que "não deve exagera", nem "colocar a importância apenas na comida" e de aproveitar a comida e o convívio sem sentir culpado.

Leia Também: Vai exagerar na comida hoje? Mais logo, lembre-se de dormir nesta posição

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas