Cabrito. Tudo sobre a carne vermelha que está em destaque no Natal

É um tipo de carne especialmente popular nesta altura do ano. Por isso, Bárbara Plácido, uma nutricionista, explicou tudo o que deve saber antes de a incluir no carrinho de compras.

Notícia

© Shutterstock

Margarida Ribeiro
24/12/2024 08:33 ‧ 24/12/2024 por Margarida Ribeiro

Lifestyle

Alimento do Mês

Existe uma lista extensa de alimentos que são quase obrigatórios na mesa de Natal dos portugueses. É o caso do bacalhau, do bolo-rei e das rabanas. Já outros não prescindem do cabrito. É um tipo de carne saudável? Tem benefícios? Bárbara Plácido, uma nutricionista, entrevistada pelo Lifestyle ao Minuto para a rubrica Alimento do Mês, explicou tudo o que deve saber.  

 

É considerada "uma carne vermelha magra, rica em proteína de elevada qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais", afirma a nutricionista. Tem ainda muitos "nutrientes essenciais ao nosso organismo" e muitas proteínas de elevada quantidade.

Leia Também: Três alimentos (comuns) que podem estar a impedi-lo de perder barriga

Mas, claro, explica que a forma como o cozinha tem impacto na saúde, "uma vez que as diferentes formas de confeção podem alterar o valor nutricional da carne. Também podem formar-se compostos que podem ser prejudiciais à saúde". Deve ainda ter "cuidado com a quantidade de gordura adicionada durante a confeção". 

Notícias ao Minuto © Bárbara Plácido

Infelizmente, a carne de cabrito "apresenta uma quantidade significativa de purinas que se encontram associadas à formação de ácido úrico, e assim sendo, pessoas com problemas associados à acumulação deste ácido (gota e hiperuricemia) devem limitar o seu consumo ou até mesmo evitar este tipo de carne".

É um tipo de carne vermelha, sim, mas muito diferente das restantes porque "apresenta um menor teor lipídico e também energético"

Já na hora de escolher a carne de cabrito, a nutricionista aconselha que "tenha em conta a cor apresentada, a textura e o cheiro". Também explica que a carne deve ter uma "cor vermelha clara" e uma "textura macia e firme". Recomenda ainda que evite comprar cortes com bastante gordura visível. 

Pode ser cozinhado de várias formas: assado, grelhado, estufado ou cozido. Independentemente do método escolhido deve ter sempre alguns cuidados "como retirar as gorduras visíveis antes da preparação" e "não cozinhar a carne em demasia".

Leia Também: Adeus, quilos extra. Coma mais estes alimentos e veja as diferenças

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas