Um grupo de investigadores chegou à conclusão que beber água com gás pode ajudar a acelerar o processo de emagrecimento. Ainda assim, ressalvam que não é suficiente para perder peso de forma saudável e duradoura,
"O impacto do CO2 na água gaseificada não é uma solução autónoma para a perda de peso", afirma o autor do estudo e médico Akira Takahashi , do Hospital Neurocirúrgico Tesseikai, no Japão, num artigo publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health a 20 de janeiro. Refere também que "uma dieta equilibrada e atividade física regular continuam a ser componentes cruciais para a manutenção de um peso sustentável".
Leia Também: Nutróloga revela o pequeno-almoço ideal para emagrecer
O investigador explica que "o CO2 na água gaseificada pode promover a perda de peso ao aumentar a captação de glicose e o metabolismo das hemácias [células constituintes do sangue]". Além disso, "também pode afetar as medições de glicose no sangue".
Apesar de ser uma aliada, a água com gás deve ser ingerida com moderação, uma vez que pode causar ou agravar problemas de estômago, como síndrome do intestino irritável e refluxo gastroesofágico.
Leia Também: Pequeno-almoço. Os três alimentos que deve privilegiar para emagrecer