É recorrente servir-se de um comprimido paracetamol (ou acetaminofeno) para aliviar o mal-estar generalizado, dor de cabeça e febre? Um portal de saúde publicou um artigo onde dá conta de alguns efeitos secundários de um dos analgésicos mais famosos do mundo.
Segundo o portal Drugs o corpo dá sinais que indicam quando deve parar de tomar paracetamol e consultar um médico, entre eles: perda de apetite, aversão alimentar acompanhada por febre baixa, náuseas e dores de estômago, urina escura, alterações na cor das fezes e icterícia (coloração amarelada da superfície branca do olho e da pele). Ainda assim, são considerados raros.
A toma de doses excessivas do fármaco pode causar danos no fígado (necrose hepatocelular), que podem ser fatais ou resultar na necessidade de um transplante. Segundo Ana Paula Mendes, farmacêutica do Centro de Informação do Medicamento, a dose diária oral de paracetamol não deverá ultrapassar os quatro gramas (500 miligramas a um grama a intervalos de quatro-seis horas), devendo ser inferior em doente hepáticos. Neste caso, a dose diária não deve exceder as três gramas.
Nas crianças, a dose é calculada com base no peso corporal. Habitualmente, não deve exceder os 60 miligramas por quilo de peso em 24 horas
Leia Também: As mulheres sofrem mais do coração que os homens. E estas são as razões