Vanilla, roupa fiel aos clássicos e com alma alentejana

A primeira coleção está cá fora desde março. Mas existem sempre novidades a caminho.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Vanilla

Ana Rita Rebelo
07/06/2022 08:26 ‧ 07/06/2022 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle

Feito em Portugal

A Vanilla surge, à semelhança de tantos outros projetos, de um desejo inexplicável de deixar uma marca no mundo - literalmente. A beleza de Porto Covo, onde a fundadora nasceu e para onde regressou nos últimos tempos, foi a derradeira inspiração e é o principal cartão-de-visita da marca.

"Vivi quatro anos em Lisboa, mas rapidamente percebi que tinha que voltar para as minhas raízes e para o lugar que me faz feliz. Não me identifico com a vida da cidade. Preciso do silêncio, do tempo e da paz que Porto Covo me dá", conta ao Lifestyle ao Minuto a fundadora da marca, Dina Silva, de 31 anos, formada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, curso que nunca chegou a exercer. Foi neste período de introspecção que se apercebeu do tanto que ainda tinha por concretizar. E assim, com a ideia mais amadurecida, é aí que entra a Vanilla,  lançada a 31 de março deste ano.

Não era segredo que Dina queria lançar um projeto seu. Foi lojista durante alguns anos, mas sonhava com um lugar ao sol no mundo da moda, inspirada pela avó materna, que investiu o pouco que tinha para comprar uma máquina de tricotar e vestir toda a família. "Foi uma autodidata e fez-me acreditar que é possível concretizar os nossos sonhos."

Leia Também: Brunet, a nova marca portuguesa de alfaiataria de luxo com um 'twist'

A primeira colecção da marca, 'Blossom', é uma ode à primavera. Cada peça tem o nome de uma flor e a grande aposta da marca é a intemporalidade dos vestidos, tops e saias. "São peças com design simples, mas com detalhes pensados ao ínfimo pormenor, e versáteis, para que facilmente consigamos adaptar a diversos contextos", descreve. O melhor? "Tudo respira Alentejo", desde a escolha das cores e dos tecidos, aos modelos e conceito.

Num mundo com a sustentabilidade na ponta da língua, a empresária compromete-se a apostar em força em práticas mais ecológicas. "Privilegiamos um consumo consciente e temos uma política de zero desperdício com uma produção de peças limitadas aos tecidos existentes", aponta.

Todo o processo de criação é pensado, criado e desenhado por Dina e a produção passa totalmente por Portugal. "Cada peça é costurada eticamente num pequeno ateliê no litoral alentejano. Ser uma marca justa, humana e envolvida é um dos nossos princípios."

Leia também: Bootani, uma marca portuguesa e ecológica para miúdos cheios de estilo

Para já, Dina dedica-se ao projeto em part time, mas o objetivo é "aumentar a visibilidade da marca, através de pontos de venda e participação em mercados". "A Vanilla vai mudar a vida não só de quem a veste, mas de quem, como nós, acredita que ainda é possível fazer diferente", acredita.

Espreite alguns dos modelitos disponíveis na galeria acima. Pode encontrar todas as peças na loja online da marca. Os preços variam entre 55 e 135 euros.

Leia Também: A Manne Atelier é o sonho de duas irmãs tornado realidade

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas