Covid-19. Ivermectina não é "estatisticamente relevante", diz estudo
Doentes que tomaram o fármaco recuperaram apenas 12 horas antes dos que não receberam o Ivermectina.
© Shutterstock
Lifestyle Coronavírus
Um estudo realizado pelas universidades de Duke e Vanderbilt, nos Estados Unidos, descarta o antiparasita ivermectina como um tratamento eficaz contra a Covid-19. Os dados mostram que o medicamento, que ficou popular no segundo ano da pandemia, não é "estatisticamente relevante"
Segundo o ensaio clínico, que aguarda revisão pelos pares, o medicamento, tipicamente utilizado no controlo de infestações por piolhos, demonstrou poucas evidências na redução do tempo de recuperação dos doentes. Os cientistas analisaram dados de 1,5 mil pessoas infectadas — metade tomou o remédio e a outra recebeu um placebo.
Este estudo foi levado a cabo no âmbito de uma iniciativa do governo norte-americano para encontrar medicamentos que ajudem a prevenir a Covid-19 e tratar precocemente os sintomas da doença provocada pelo coronavírus. De acordo com os cientistas, os doentes que receberam a ivermectina recuperaram 12 horas antes do que os que não tomaram o remédio.
Quase metade dos participantes já tinha tomado vacina contra a Covid-19. Os investigadores consideram que os imunizantes podem ter diminuído a quantidade de casos severos da infecção, dificultando a detecção de qualquer benefício da ivermectina. Foi ainda registada a morte de um voluntário que havia tomado o fármaco.
Entre os doentes que receberam o antiparasita, 90 apresentavam sintomas graves quando o estudo começou e, ao que parece, apresentaram melhorias num menor espaço de tempo face a quem tomou placebo. Porém, os cientistas dizer que não é possível fazer qualquer estimativa estatística, já que os números são muito limitados e muitos outros fatores podem ter influenciado o desenvolvimento da infecção.
Apesar dos resultados "decepcionantes", os investigadores planeiam testar a toma de ivermectina em doses maiores para comprovar se há, de facto, algum benefício.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Teve Covid-19? Este sintoma pode durar meses, alerta especialista
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com