O cancro do estômago, também chamado de cancro gástrico, é um dos tipos de tumor do sistema digestivo. Por não haver sintomas numa fase inicial, é uma doença silenciosa mascarada por sintomas que, na maioria das vezes, são encarados como problemas digestivos, como a azia. Como tal, é muitas vezes diagnosticada tardiamente em exames de rotina, quando o tumor já está metastizado.
A doença, que "afeta duas vezes mais homens que mulheres", é "mais comum em algumas partes do mundo, como o Japão, a Coreia, algumas zonas da Europa Oriental e América Latina", lê-se no portal Lusíadas. A prevenção passa por manter uma dieta equilibrada, rica em peixe, aves, fruta e vegetais, e livre de alimentos fumados, salgados ou conservados em vinagre, bem como carnes gordas e seus derivados. O controlo do peso e a prática de exercício regular são também fundamentais. Já o consumo de tabaco e álcool deve ser evitado.
Sintomas a que deve estar atento
Segundo o portal da rede portuguesa de hospitais CUF, os podem doentes manifestam os seguintes sintomas em estados iniciais de cancro do estômago:
Indigestão ou desconforto gástrico;
Enfartamento depois de comer;
Discreta náusea;
Perda de apetite;
Sensação de queimadura (pirose).
Estados avançados de cancro do estômago:
- Sangue nas fezes;
- Vómitos;
- Perda de peso sem razão;
- Dor gástrica;
- Icterícia;
- Acumulação de líquido na cavidade abdominal (ascite);
- Dificuldade em engolir.
Leia Também: Terapia celular inovadora para o cancro do sangue apresentada no Brasil