O cancro do colo do útero é uma das neoplasias malignas mais comuns em mulheres de todo o mundo. Em países em desenvolvimento, continua a ser uma das principais causas de morte relacionada com o cancro entre o sexo feminino. No entanto, as elevadas taxas de mortalidade estão frequentemente relacionadas com o diagnóstico tardio.
Ainda não são conhecidas as causas para o cancro do colo do útero. Porém, sabe-se que a infecção por vírus do papiloma humano, ter muitos filhos e parceiros sexuais, ter iniciado cedo a atividade sexual, fumar, ter 40 anos ou mais e tomar a pílula durante longos períodos de tempo são os principais fatores de risco.
Como tal, é importante realizar um teste de rastreio, uma vez que este tipo de cancro não causa sintomas numa fase inicial, e estar atenta aos sinais do corpo. Segundo especialistas do Instituto de Investigação do Cancro britânico, deverá consultar um ginecologista oncológico se apresentar corrimento vaginal anormal com um cheiro fétido e dores pélvicas.
Outros sintomas a que deve estar atenta:
- Hemorragia vaginal;
- Dor ao urinar;
- Dor durante a relação sexual.
Leia Também: O sinal precoce de cancro do esófago que jamais deve ignorar