Quando se procuram sugestões de exercícios para melhorar a saúde cardiovascular as sugestões envolvem, quase sempre, grande níveis de intensidade ou corrida, no entanto, um estudo recente recomenda outro método: 'nordic Walking'.
Trata-se de um exercício de baixo impacto que permite mexer cerca de 80% a 90% dos músculos e que pode ser feito em diferentes níveis de intensidade.
Para fazer o 'nordic walking', criado na Finlândia, corretamente precisa de dois bastões de caminhada que são desenhados para o fazer trabalhar pernas e braços. De acordo com a CNN, esta ferramenta faz com que o braço esquerdo e o pé direito trabalhem em conjunto, enquanto o braço direito e pé esquerdo vão na direção oposta.
A conclusão de que é benéfico para a saúde cardiovascular é retirada de um estudo recente, publicado no Canadian Journal of Cardiology, onde foram analisadas pessoas que praticam este exercício.
Graças a esta investigação, os cientistas perceberam que pacientes com doenças coronárias que participaram nestas caminhadas conseguiram um maior aumento das suas "capacidades funcionais", referindo-se às "capacidade de realizar atividades diárias", explica o meio de comunicação. Especialmente quando comparados com pessoas que praticam, regularmente, exercícios de alta intensidade.
"Os resultados positivos do estudo também despertaram o interesse da equipa em explorar ainda mais os benefícios que 'nordic walking' pode ter noutras condições de saúde, como força na parte superior e inferior do corpo e outros indicadores de saúde cardiovascular, como glicose no sangue". Caso os resultados sejam positivos este exercício pode ser uma opção ideal para pessoas com outras condições como obesidade e diabetes.
Leia Também: Diabetes. Os 'vilões' e alimentos que precisa mesmo de começar a comer