Os níveis de colesterol altos podem levar a diferentes doenças cardiovasculares. Normalmente, quem sofre deste problema é acompanhado e medicado por um médico para se manter saudável, no entanto, o Healthy Food Guide, criou uma lista de três técnicas que vão ajudar a reduzir o colesterol naturalmente.
Primeiro é essencial procurar alimentos com valores elevados de esteróis vegetais - compostos naturais que se encontram em diferentes alimentos vegetais. "Trabalham para melhorar o seu nível de colesterol, bloqueando a sua absorção", aliás alguns estudos confirmaram que basta consumir duas gramas de esteróis vegetais por dia para conseguir reduzir, até 10%, os níveis de colesterol. É necessário procurar alimentos fortificados como leite e cereais de pequeno-almoço.
Aumentar o consumo de fibra também é essencial. Faz bem ao estômago, mas também é "um componente 'chave' de uma dieta saudável para o coração". A fibra solúvel, em particular, ajuda a melhorar a saúde cardiovascular já que reduz a absorção de colesterol. Comer mais alimentos como lentilhas, grão-de-bico, maçã, pera ou laranjas pode ser uma boa ideia. Além disto, foi comprovado que comer aveia, em flocos, regularmente, pode reduzir os níveis de colesterol até 7%.
O Healthy Food Guide termina esta pequena lista realçando que gorduras saudáveis são uma boa adição a qualquer dieta. "Embora seja importante reduzir a ingestão de gordura saturada, para diminuir o nível de colesterol 'mau', é igualmente importante aumentar a ingestão de gorduras não saturadas para aumentar o nível de colesterol 'bom'". Recomenda-se que adicione às suas refeições abacate, nozes, sementes e azeite extra virgem.
Leia Também: 'Inimigo silencioso'. Dois chás que combatem ativamente o colesterol