É normal que, em certos dias, acorde com a cara mais inchada, especialmente, nas manhãs depois de uma noite mal dormida, ou uma saída com amigos. Apesar de ser algo muito comum, é provável que não saiba o que o provoca e quais são as melhores formas de prevenir que volte a acontecer. Para esclarecer, o Huffpost falou com especialistas.
Existem muitas formas de justificar este fenómeno e incluem fatores que estão completamente fora do nosso controlo ou outros que são controláveis e fáceis de prevenir, explica o meio de comunicação.
A gravidade é muitas vezes a principal razão para acordar com a cara inchada de manhã. A grande maioria das pessoas passa o dia sentada ou em pé, o que faz com que a gravidade puxe todos os nossos fluidos para baixo, diz Zakia Rahman, professora de dermatologia da Escola de Medicina de Stanford. Quando estamos a dormir este processo não acontece e, por isso, tudo se acumula debaixo da pele do rosto.
Leia Também: Como criar uma rotina de cuidados de pele para homem
Pessoas que sofrem de condições como alergias, eczema e asma têm mais probabilidades de acordar com a cara inchada, explica a professora, acrescentando que é normal que aconteça regularmente quando as alergias estão mais ativas, por exemplo. Também as que sofrem de rosácea - que provoca inflamação e vermelhidão -têm este problema.
A genética também pode ter um papel importante, por isso, se os seus pais ou avós, por exemplo, têm tendência a acordar com a cara inchada é provável que o mesmo aconteça consigo. O excesso de álcool também não ajuda. O corpo fica mais desidratado e tenta guardar toda a água disponível isto pode fazer com que acorde mais inchado.
"Comer comida muito salgada, especialmente, à noite é uma das principais causas de inflamação facial" , explica Nicole Hayre, fundadora do Cosmetic Dermatology Center in McLean, uma clínica de dermatologia, ao Huffpost.
Leia Também: As três posições de ioga que fazem bem à pele
O que fazer para prevenir e reduzir a inflamação no rosto:
- Dormir com duas almofadas pode ser boa ideia. Assim vai passar a noite numa pequena inclinação o que vai ajudar "a drenar o fluido do seu rosto durante a noite”, explica Nicole Hayre.
- Experimente fazer tratamentos com temperaturas baixas. Muitas pessoas guardam, por exemplo, os seus cremes no frigorífico, isto é uma ótima técnica para reduzir a inflamação, explica a dermatologista, que também recomenda lavar a cara com água fria de manhã ou até usar rodelas de pepino geladas nos olhos durante alguns minutos. Também pode usar 'rollers', uma tolha ou uma colher gelada para massajar a cara ao acordar.
- Beber café também pode ajudar a reduzir os efeitos de rosácea, explicam, porque a cafeína é um vasoconstritor - usado em muitos tratamentos para este problema de pele. Mesmo que não seja o seu caso é provável que a cafeína ajude a reduzir a inflamação temporariamente. Pode aproveitar estes benefícios tanto a beber café como a usar produtos com cafeína.
- Beber muita água e dormir bem é essencial para controlar a inflamação do rosto.
Leia Também: Cuidados a ter antes e depois da depilação permanente