O Sogevinus – que detém marcas como a Cálem, a Kopke, a Burmester a Barros ou a Quinta da Boavista - estreia-se no mundo hoteleiro da região duriense com a The Vine House, a primeira unidade de alojamento do grupo, na região.
Pensada para os verdadeiros apreciadores de enoturismo, a The Vine House "é uma casa de campo que convida à descoberta daquela que é a mais antiga região demarcada do mundo", lê-se em comunicado. Os hóspedes que lá decidem ficar têm a oportunidade de acompanhar o dia-a-dia de uma quinta vinhateira.
O projeto nasce no interior da Quinta de S. Luiz, situada em Tabuaço, entre a Régua e o Pinhão, e é o resultado da recuperação de uma antiga casa de família, com mais de dois séculos de vida.
O espaço oferece onze quartos, todos com vista para o rio Douro, e cada um deles foi batizado com os nomes dos vários talhões de vinha que compõem a propriedade: Amadiz; Cardanho; Encosta; Tegão; Rumilã; Galeira; Lobata; Canária; Tilieira; Mesquita e D. Pedro. Seis destes quartos contam ainda com uma varanda de onde se pode ver a Vinha Rumilã - "a mais antiga vinha de S. Luiz, com origem numa parcela centenária".
Leia Também: Quinta dos Abibes: "O que distingue um grande vinho são os pormenores"
Durante a estadia, os hóspedes terão à sua disposição várias experiências relacionadas com vinho incluindo provas que dão a conhecer, em detalhe, os vinhos feitos na quinta, assim como circuitos de visita que permitem acompanhar todo o seu processo de produção.
Percursos que também permitem ver alguns dos principais pontos de interesse de S. Luiz, como a capela de Santa Quitéria, onde antigamente os trabalhadores da vinhas se reuniam para ir à missa, a Casa do Alambique ou as típicas 'Ginas'. Além disto, no terraço é possível degustar um copo de vinho ou fazer um piquenique.
The Vine House© DR
A estadia nesta casa de campo pode, além da dormida, incluir um cesto de piquenique de pequeno-almoço entregue, diariamente, à porta do quarto; a realização de almoços ligeiros, com sugestões que incluem sopas, tostas, sanduíches e saladas; e ainda a possibilidade de provar um menu de jantar. Todos os serviços estão disponíveis mediante reserva.
Leia Também: Douro apresenta candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2023