A onda de calor que se tem feito sentir em Portugal pede passeios ao ar livre, dias de praia, piscina e muita vontade de gelados, fruta fresca e bebidas refrescantes. Porém, momentos como comer um gelado ou beber uma bebida fresca, que se esperam prazerosos, tornam-se momentos de dor e desconforto quando existe sensibilidade dentária.
Apesar de a estação não provocar naturalmente sensibilidade dentária, o consumo frequente de alimentos e bebidas geladas no Verão são estímulos exteriores para este problema dentário, mas há formas de o evitar.
Para aproveitar o verão longe da sensibilidade dentária, a cadeia de clínicas Impress partilha três dicas:
1- Evitar ou moderar o consumo de refrigerantes
Beber um refrigerante numa esplanada à beira-rio/mar é muitas vezes o melhor plano no verão português, mas a verdade é que os refrigerantes aceleram o desgaste do esmalte. Assim, é recomendável reduzir tanto quanto possível o consumo de refrigerantes ou optar por bebidas naturais. Em qualquer um dos casos, a melhor forma de ingerir as bebidas é através de uma palhinha para evitar o contacto entre o líquido e os dentes.
2- Não escovar os dentes imediatamente depois das refeições
Verão pede dentes lavados e hálito fresco, mas há um tempo a respeitar. Os alimentos e bebidas ácidas – frutas e vinho, por exemplo - amolecem o esmalte, tornando os dentes mais sensíveis. Assim, é fundamental evitar lavar os dentes imediatamente depois do consumo destes alimentos e bebidas para evitar danos. A recomendação é a de escovar os dentes de manhã e à noite e beber água ou leite depois da ingestão de alimentos ácidos para ajudar a equilibrar os níveis de acidez na boca.
3- Atualizar a escova de dentes
Praticar uma boa higiene oral é fundamental para manter os problemas dentários afastados, mas escovar os dentes demasiadas vezes pode ajudar à sensibilidade dentária. Assim, trocar de escova de dentes para uma com as cerdas macias ajuda a reduzir o impacto da lavagem na superfície dentária e não agride, por isso, o esmalte – evitando a sensibilidade.
Leia também: Os nove erros mais comuns que cometemos quando lavamos os dentes