Engana-se quem acha que o arroz branco é o inimigo. Pode (e deve) ser uma parte essencial da sua alimentação, tudo o que precisa de fazer é equilibrar as suas refeições, ou seja, o arroz deve ser acompanhamento de alimentos ricos em nutrientes e proteínas.
Para esclarecer dúvidas a Healthline - plataforma especializada em saúde - falou com nutricionistas. O resultado? Uma série de dicas que o vão "ensinar" a comer arroz branco da forma mais saudável.
A primeira sugestão é que o acompanhe com ervilhas e feijão. São leguminosas ricas em fibras, antioxidantes e outros nutrientes que fazem muito bem aos níveis de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial. Além disto, quando junta ervilhas, feijões e arroz consegue criar uma proteína completa, ou seja, tem os nove aminoácidos essenciais num prato. Ou, se quiser, também pode adicionar um pedaço de carne, desde que o equilibre, corretamente, com vegetais e arroz, para uma refeição equilibrada.
Leia Também: Os superalimentos que pode (e deve) comer durante o verão
Também pode ser boa ideia fazer um arroz de vegetais - cenouras, espinafres ou abóbora -, porque tem nutrientes como cálcio, Vitamina C, ferro e folato que ajudam a baixar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e podem reduzir o risco de alguns tipos de cancro.
Acompanhar arroz branco com peixe também só tem benefícios já que especialistas recomendam que se consuma, pelo menos duas vezes por semana, para melhorar a saúde do coração, nervos e fígado. Além disto, o peixe tem, normalmente, ómega-3, proteína, e também é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante.
A sugestão mais criativa da Healthline é que faça pimentos recheados, com arroz branco e legumes, um prato nutritivo e com muitos benefícios. Isto porque os pimentos têm potenciais benefícios contra o desenvolvimento de cancro e também têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antifúngicas.
Leia Também: Arroz branco ou integral? Afinal qual é o mais saudável