Por vezes, dá por si com a visão embaçada? Não caia no risco de pensar que é normal. Quem tem níveis elevados de colesterol pode sofrer de oclusão venosa retiniana, que consiste obstrução total ou parcial das veias da retina e que, segundo a rede de saúde CUF, é "a segunda causa mais frequente de doença vascular da retina".
Leia Também: 'Bomba relógio'! Alimentos deliciosos que baixam ativamente o colesterol
Diminuição unilateral, súbita e indolor da acuidade visual acompanhada de alterações a nível do campo visual são os sintomas iniciais desta condição. Isto acontece porque "a obstrução do sistema venoso retiniano conduz ao ingurgitamento e dilatação das veias da retina, hemorragias, edema do disco óptico, edema e isquémia da retina", explica a CUF.
Segundo a Cleveland Clinic, citada pelo jornal Express Daily, "é mais provável que ocorra em pessoas com diabetes e, provavelmente, pressão arterial elevada, níveis elevados de colesterol ou outros problemas de saúde que afetem o fluxo sanguíneo". Os sintomas manifestam-se "quase sempre" num dos olhos, aponta.
Leia Também: Colesterol? Dois efeitos muito desagradáveis de que nunca ouviu falar
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher