Um novo adoçante feito à base de fruta pode trazer benefícios à saúde intestinal. Esta é uma das conclusões de um estudo publicado pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry. É baixo em calorias, tem uma doçura semelhante ao açúcar comum e alimenta micróbios que são fundamentais ao normal funcionamento dos intestinos.
Nos testes desenvolvidos pela equipa do cientista Francisco Javier Moreno, este adoçante apresentou um aumento de micróbios essenciais, como as bactérias 'bifidobacterium' e 'lactobacillus'. O estudo foi feito em tubos de ensaio.
O próximo passo será um estudo em humanos para se perceber melhor os efeitos que tem na saúde dos intestinos.
Tal como outros adoçantes já disponíveis no mercado, este foi também criado à base de fontes naturais. Este tipo de substâncias advém, por norma, de galactoligossacarídeos (que se encontram no leite de mamíferos, mas não são muito doces), ou de mogrosídeos (muito mais doces e à base de 'luo han guo', conhecido como fruta do monge).
No caso deste novo adoçante, a equipa de cientistas usou enzimas para alterar mogrosídeos ao mesmo tempo que criou galactoligossacarídeos. O resultado foi algo doce, baixo em calorias e com aumento dos micróbios saudáveis presentes nos intestinos.
Leia Também: Hábitos (muito fáceis) para não descurar a dieta durante as férias