De origem americana, o chuchu é quase como um patinho feio dos hortícolas. Por muitos considerado uma praga, mas bem utilizado por poucos.
A verdade é que ele começa a ser posto de lado logo na hora de descascar. Ninguém gosta de ficar com as mãos cheias de goma e depois a escamar, mas para isso há truques, com usar luvas ou descascar debaixo de água. Melhor ainda: comer as cascas! Que é possível, sim, sobretudo nos chuchus sem picos na casca e mais pequenos, com a casca mais tenra. Pode ser também consumido em cru, laminado em saladas, ou grelhado, assado, cozido, na sopa ou até em sobremesas.
Leia Também: Motivos para incluir maracujá na sua alimentação (e uma receita saborosa)
Mas a nível nutricional o chuchu fornece, por cada 100 gramas (g) em cru, apenas 19 calorias (portfirinsa.pt). A nível de macronutrientes, conseguimos obter:
- 0,1 g de gordura
- 2,9 g de hidratos de carbono
- 1,7 g de fibra
- 0,8 g de proteína
Destacaria ainda, em relação aos micronutrientes, a sua riqueza em caroteno, vitamina C, folatos, potássio, cálcio, fósforo e magnésio.
Com tanto para dar e com tão poucas calorias, o chuchu pode ser ainda um excelente aliado para quem se encontra num processo de perda de peso, podendo ser usado em substituição da batata ou até combinado com a mesma para conferir um maior volume com menos energia. Atenção que a batata também pode e deve ser incluída numa alimentação saudável e equilibrada, mesmo para quem quer perder peso. O truque está sempre nas quantidades. Mas imaginemos um puré de batata ou um empadão…Facilmente ingerimos uma quantidade grande de batata para nos sentirmos saciados, e é aí que podemos combinar o chuchu. O mesmo volume, com menos calorias.
Leia Também: Melão. A fruta sumarenta e doce que mantém a hidratação
E lembra-se do que disse no início que podermos usá-lo em sobremesas? No meu livro 'Vegetariano nas quatro estações' encontram um brownie de chuchu delicioso. Ora espreite a receita:
Autoria: Ana Isabel Monteiro
Tempo de preparação: uma hora
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
400 g de chuchu
100 g de pasta de tâmaras
50 g de chocolate negro
1 chávena de farinha de amêndoa (± 100 g)
2 colheres de sopa de cacau em pó (± 10 g)
1 colher de sopa de tahini ou manteiga de amêndoa (± 20 g)
1 colher de sopa de linhaça moída (± 8 g)
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de flor de sal
Modo de preparação:
1- Descasque e retire o caroço dos chuchus (deverá render cerca de 270 g). Corte-os em cubos pequenos e leva a cozer em água sem sal até conseguir espetar um garfo facilmente. Parta também a pasta de tâmaras em cubinhos e deixe em água para amolecer um pouco.
2- Parta o chocolate em pedaços pequenos e leve-o a derreter em banho-maria.
3- Escorra o chuchu e a pasta de tâmaras e triture-os num processador, juntamente com o chocolate.
4- Adicione os restantes ingredientes e volte a triturar até obter uma massa homogénea.
5- Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre uma forma de brownie (20x20) com papel vegetal.
6- Verta então a massa, alise com uma espátula e leve ao forno por 25 a 30 minutos ou um pouco mais se não gostar do seu brownie tão húmido.
Leia também: Inhame, o tubérculo que promove a produção de hormonas sexuais femininas
Sugestão: sirva com uma calda simples de chocolate, misturando 1 colher de sopa de cacau em pó com 1 colher de sopa de bebida vegetal e outra de xarope de agave.
Por fatia (considerando nove, sem 'topping'): 152,9kcal | 9,6g de gordura | 2,1g de gordura saturada | 15,8g de hidratos de carbono | 9,8g de açúcares | 3,9g de fibra | 4,0g de proteína
Que tal? Vamos dar outra oportunidade ao chuchu?
Leia Também: As razões pelas quais deve dar mais atenção à meloa