Ashton Kutcher revelou na segunda-feira, 10 de agosto, que foi diagnosticado há cerca de dois anos com vasculite, uma doença auto-imune que impossibilitou o ator de 'Dois homens e meio' de ver, ouvir e andar.
Leia Também: Ashton Kutcher deixou de conseguir ver, ouvir e andar devido a doença
"Tive esta forma estranha e super rara de vasculite que me tirou a visão, a minha audição e todo o meu equilíbrio", contou Kutcher no próximo episódio do programa Running Wild with Bear Grylls: The Challenge, da National Geographic, de acordo um excerto a que o Access Hollywood teve acesso.
A vasculite "consiste numa inflamação dos vasos sanguíneos", quer estes sejam "pequenos capilares, veias ou artérias, de um ou mais órgãos, em qualquer zona do corpo, incluindo rins, pulmões e coração", descreve a rede de saúde CUF. Contudo, é uma condição rara que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e do sexo, nomeadamente crianças, e para a qual não existe uma forma de prevenir.
"Algumas vasculites não têm uma causa conhecida (vasculites primárias), enquanto outras são atribuídas a causas específicas (vasculites secundárias), nomeadamente infeções (hepatite, VIH), doenças (lúpus, artrite reumatoide, doenças inflamatórias) ou toma de certos medicamentos ou drogas", refere, acrescentando que, "em geral, devem-se a um problema no sistema imunitário ou a fatores genéticos".
Os sintomas, explica, "variam consoante o tipo e a gravidade". Dor, mal-estar geral, cansaço, febre, falta de apetite e perda de peso são alguns dos mais comuns.
Leia Também: Sinais de alerta de doença agressiva que vitimou estrela de 'Grease'