Uma equipa de cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, considerou que o uso do medicamento metformina (destinado a pessoas com diabetes tipo 2 e colesterol) no tratamento de doentes infetados com SARS-CoV-2 pode ajudar a prevenir hospitalizações.
"O nosso estudo sugere que a metformina pode reduzir as hipóteses de hospitalização por Covid-19", afirma Carolyn Bramante, um das autoras do estudo e professora da Universidade de Minnesota, num comunicado citado pelos meios internacionais.
Leia Também: Covid-19. OMS recomenda segundo reforço vacinal para grupos de risco
Segundo o estudo, publicado na revista científica New England Journal of Medicine, os investigadores estudaram também os fármacos ivermectina, que ganhou popularidade no segundo ano da pandemia, e fluvoxamina. Porém, são descartados como um tratamento contra a Covid-19, pela falta de dados sobre os benefícios destes medicamentos nesta situação.
Para o estudo, iniciado em 2021, os especialistas recrutaram 1,3 mil pessoas com mais de 18 anos, com ou sem vacina contra o coronavírus. O Índice de Massa Corporal deveria ser igual ou maior que 25, o que indica peso a mais, um dos fatores de risco conhecidos para a Covid-19.
Segundo os cientistas, os participantes receberam um dos três medicamentos, placebo ou uma combinação de metformina e fluvoxamina ou metformina e ivermectina. Olhando para os resultados, a equipa de investigadores concluiu que apenas a metformina mostrou benefícios. Ainda assim, entendem que são necessários mais estudos.
Leia Também: Covid-19. Agência Europeia do Medicamento avalia nova vacina alemã
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: BA.4.6. Tudo o que se sabe sobre a nova subvariante da Ómicron