Um grupo de investigadores da conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciou a descoberta de um anticorpo monoclonal que é eficaz contra todas as variantes conhecidas da Covid-19. É o que sugerem os resultados dos testes feitos em laboratório com diferentes estirpes do vírus.
O estudo, publicado na revista Science Immunology, refere que o uso deste tipo de anticorpo pode possibilitar novas alternativas para o tratamento da Covid-19, além das vacinas e dos antivirais já disponíveis.
Os cientistas de Harvard contaminaram ratos de com o vírus original do coronavírus, detetado em Wuhan, na China, no final de 2019. Cada um dos nove anticorpos produzidos pelos roedores como forma de defesa da infeção foi analisado pela equipa.
De seguida, os anticorpos foram testados contra as variantes Alfa (B.1.1.7), Beta (B.1.351), Delta (B.1.671.2), Gama (P.1) e Ómicron (BA.1). Contudo, só o SP1-77 foi capaz de neutralizar todas as variantes.
Agora, a sua fórmula foi sintetizada em laboratório e, em breve, deve ser testada em células humanas e em pessoas doentes.
Qual a diferença deste anticorpo? "O SP1-77 liga-se à proteína spike [responsável pela entrada do vírus nas células e pela identificação do receptor ACE2] num local que até agora não sofreu mutação em nenhuma variante e neutraliza essas estirpes através de um novo mecanismo", explica Tomas Kirchhausen, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Harvard, em comunicado, citado pelos jornais internacionais.
Leia Também: Cura à vista para a Covid-19? Saiba quais os tratamentos mais promissores
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Gravidez ou Covid-19? O sintoma confundido por muitas mulheres