Férias são dias para descansar, por isso, não vale a pena estar a pensar muito nos treinos que tem, ou não, de fazer. Quem o diz são os especialistas em 'fitness' e saúde mental que falaram com o jornal The Independent e explicaram que não faz mal esquecer o exercício durante uns dias.
No geral, ir de férias já é uma forma de quebrar a rotina, mas deve levar isto ainda mais a sério e esquecer os seus planos de exercício, diz Laura Williams, especialista em 'fitness'. Acrescentando que remover ou esquecer, temporariamente, as responsabilidades e compromissos quotidianos é uma parte importante das férias, para as conseguir aproveitar ao máximo.
Jinger Gottschall, outra especialista, afirma que é importante fazer uma pausa no exercício, durante as férias porque vai ajudar os seus músculos a recuperar, a preparar-se para treinos futuros e a prevenir lesões. Além disto, não fazer exercício vai ajudá-lo a guardar a sua energia para passear, especialmente, se as suas férias envolverem uma viagem a local novo.
Fazer uma pausa nos treinos, é uma ótima oportunidade para relaxar e até começar a apreciar mais os benefícios do exercício. Também o vai ajudar a não ficar aborrecido com a sua rotina normal de treino e vai ver que, após alguns dias, até vai ter saudades do ginásio.
Se marcou as férias porque sentiu que estava cansado, e precisava de parar durante uns dias, é muito provável que o seu corpo sinta o mesmo. Por isso, deixe-o descansar, mas para não ficar deitado na espreguiçadeira todo o dia faça pequenas caminhadas ou algumas posições de ioga. Quando voltar a casa, vai-se sentir refrescado, relaxado e pronto para voltar aos treinos.
Leia Também: Vai de férias? Leia estas dicas essenciais para dormir bem fora de casa