Estamos no fim do verão e nas últimas semanas de praia, mas os cuidados com o sol devem manter-se. As queimaduras solares são recorrentes e nada melhor do que remédios caseiros para as tratar e aliviar em poucos minutos.
Leite, aveia, pepino, iogurte e chá são alguns dos ingredientes que precisa de ter em casa para os preparar. Saiba como os fazer.
Leia Também: Quando é que as queimaduras solares devem ser tratadas no médico?
Um banho de leite
Encher uma banheira de leite seria o ideal para depois ter o corpo submerso. Na falta dessa hipótese pode usar um pano e molhar numa tigela com leite. Depois é só passar nas zonas afetadas. “É o ph, a gordura e a temperatura do leite que vão ajudar”, explica a dermatologista Francesca Fusco.
Vaselina fria
O importante é manter a pele hidratada nesta altura. Coloque uma embalagem de vaselina no frigorífico antes de aplicar na pele. “Ajuda no processo de cicatrização da pele”, continua a dermatologista.
Um banho quente com aveia
Só um banho de água morna já o ia ajudar. Junte também uma chávena de aveia moída na banheira. Faça movimentos com a mão para que se espalhe pela água. Deixe-se ficar por 20 minutos.
Faça do iogurte um creme
É um dos remédios caseiros mais conhecidos. “Consegue diminuir o nível de bactérias nocivas na pele”, explica Francesca Fusco. Basta aplicar na pele com queimadura e retirar uns minutos depois.
Sacos de chá
O melhor é mesmo chá preto. “Ajuda a acalmar a irritação da pele e mantém o ph.” O chá de camomila também ajuda. Basta deixar arrefecer o saquinho de chá e depois pressionar na pele.
Pasta de pepino
Os pepinos são bastante anti-inflamatórios. Com os olhos inchados, basta uma rodela para se sentir logo melhor. Nas queimaduras pode fazer uma pasta com pepinos e passar pelas zonas em causa.
Leia Também: As doenças que atacam no verão e como tratá-las