A exposição a químicos do plástico ou a produtos de limpeza é algo muito comum no dia a dia. No entanto, um novo estudo, feito nos Estados Unidos, afirma que pode ser muito perigoso para grávidas, colocando-as em risco elevado de vir a sofrer problemas no desenvolvimento do bebé, assim como provocar cancro.
Para o estudo, publicado na revista científica Chemosphere, foram analisadas amostras de urina de 171 mulheres. Graças a esta recolha foi possível perceber que quase todas continham melamina, assim como ácido cianúrico, químicos perigosos que se encontram, facilmente, em plásticos, panelas, balcões de cozinha e pesticidas.
Apesar de se apresentarem em concentrações baixas, ao jornal Daily Mail, Tracy Woodruff, ginecologista e autora principal do estudo, disse que a presença destes químicos é uma grande preocupação. Acrescentando que receia que tenham um impacto pior quando misturados ou quando a exposição é regular.
Isto porque estes químicos são conhecidos por serem cancerígenos e potencialmente tóxicos para o desenvolvimento, neste caso, do feto.
É muito díficl evitar químicos deste género, já que se encontram nos mais variados locais, objetos e produtos, no entanto, a especialista afirma que é possível reduzir a exposição comprando, por exemplo, menos frutas e vegetais embalados em plástico.
Leia Também: Monkeypox. Mulheres grávidas podem ter complicações mais graves