Todos os dias são publicadas novidades relacionadas com a Covid-19 e a mais recente adiciona um possível sintoma à lista. Cientistas afirmam que a subvariante Ómicron BA.5, atualmente em circulação, pode provocar suores excessivos durante a noite.
A informação, foi confirmada à estação de rádio Newstalk, por Luke O'Neil, professor da Faculdade de Bioquímica e Imunologia da Universidade de Trinity, em Dublin, na Irlanda.
Como esta subvariante tem algumas características distintas das restantes, quando se "mistura" com o sistema imunitário "pode dar origem a uma doença ligeiramente diferente", disse o especialista. Acrescentando que suores noturnos podem ser uma característica.
No entanto, o professor afirma que se as pessoas tiverem todas as vacinas, é pouco provável que o problema evolua e se transforme em algo mais grave.
Como a descoberta deste possível sintoma é relativamente recente, ainda não foi adicionado a nenhuma lista de sintomas oficial, diz o jornal Mirror.
Sintomas comummente provocados pela Ómicron BA.5:
- Tosse
- Febre
- Congestão
- Falta de ar ou dificuldade a respirar
- Perda de olfato ou paladar
- Fadiga
- Náuseas ou vómitos
- Diarreia
- Dores de cabeça
- Dores nos músculos ou corpo
Leia Também: Covid. Será que as novas vacinas de reforço são muito mais eficazes?
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Subvariantes anteriores da Ómicron dão proteção contra infeção pela BA.5