O cancro da próstata é uma das principais causas de morte nos homens. As hipóteses de sobrevivência aumentam quando mais cedo for detetado. É importante fazer análises, mas também ter em atenção vários sinais que por vezes não são tidos em conta. Conheça-os.
Leia Também: Homens devem fazer exames genéticos para detetar cancro da próstata
Dificuldade em urinar
É um dos sintomas mais comuns. “A próstata aumenta à medida que os homens envelhecem. Pode chegar a comprimir a uretra que dificulta a passagem da urina”, explica o médico Jonathan Briggs.
Dor nas costas
“Pode haver uma ligação entre a dor as costas e o cancro, mas por si só acaba por não ser um sinal”, conta o médico Yamini Ranchod. As células cancerígenas podem espalhar-se para outras partes do corpo e afetar a coluna e as costelas.
Sangue ao urinar
Este é daqueles sintomas que não deve ser levado de forma leve. “Se for cancro na próstata, na bexiga ou outra condição grave, qualquer atraso no tratamento pode comprometer a taxa de cura”, explica o médico Robert Abouassaly.
Dor ao sentar
Sentir dores na próstata pode ser um sinal. Mas se verificar um desconforto assim que se senta o melhor é falar com um médico. “Pode até ser uma infeção na próstata, mas o melhor é confirmar”, continua Robert Abouassaly.
Excesso de peso
Manter o peso equilibrado é um bom caminho para reduzir as hipóteses de ter cancro da próstata. “Estar acima do peso ou obeso pode aumentar o risco. Faça escolhas alimentares saudáveis e exercício regularmente. Evite a carne vermelha e alimentos processados”, continua Jonathan Briggs.
Leia Também: Sabe quando deve fazer uma biópsia da próstata? Médico explica