O mês de setembro marca o final do verão e o regresso às aulas em todo o país. As estradas perto das escolas devem merecer uma atenção redobrada por parte das crianças, mas também dos condutores.
Para evitar situações de maior risco, a Liberty dá-lhe as cinco principais dicas para um regresso em segurança.
1- Deixar as crianças no portão da escola
"Se o carro é a melhor opção para levar os seus filhos à escola, tente deixá-los o mais próximo do portão possível para evitar que estes atravessem estradas e corram perigos. Neste trajeto, evite ainda bloquear as passadeiras, estacionar em segunda fila, e ultrapassar carros e autocarros parados perto das escolas."
2- Ter atenção redobrada nas passadeiras junto às escolas
"Este é um alerta para condutores e peões. As estradas e passeios perto das escolas têm, tendencialmente, mais movimento com muitas crianças a correr e brincar. Por isso, é importante ter uma atenção redobrada de forma a antecipar qualquer situação inesperada. É também aconselhável reduzir a velocidade junto destas zonas para conseguir parar sempre que necessário."
3- Priorizar caminhos com menos estrada
"Se os seus filhos vão sozinhos para a escola, tente fazer o caminho com eles algumas vezes. Devem ser priorizados trajetos com o menor contacto com a estrada possível e apelar para que as crianças evitem atalhos desconhecidos."
4- Quem optar pela bicicleta não deve esquecer o capacete
"Se optar por levar os seus filhos de bicicleta ou se estes forem sozinhos neste meio de transporte, assegure-se que utilizam capacete e que o trajeto escolhido tem o menor contacto com carros possível. É também imprescindível que lhes sejam ensinadas todas as regras de trânsito. Os condutores devem também estar atentos à velocidade e comportamento dos condutores de bicicletas e manter distância destes veículos sempre que possível."
5- Aguardar pelos pais dentro da escola
"Aconselhar as crianças a aguardar pelos pais dentro da escola é uma forma de assegurar que estas não atravessam estradas sozinhas."
Leia Também: Grávida? Cinco dicas que deve pôr em prática para cuidar da saúde oral