Devido à morte da rainha Isabel II, a Burberry, marca de luxo britânica, vai cancelar o seu desfile, inserido na Semana de Moda de Londres. A informação foi avançada pelo The Independet.
Um porta-voz da marca disse, ao jornal, que "foi com grande tristeza que soubemos do falecimento de Sua Majestade a Rainha. Como sinal de respeito, tomamos a decisão de cancelar o nosso desfile primavera/verão 2023 que ia acontecer a 17 de setembro, em Londres".
No entanto, o British Fashion Council, organizadores da Semana de Moda de Londres, diz que o evento vai acontecer, tal como planeado, ou seja, na próxima semana, entre 15 e 19 de setembro.
Aliás foi divulgado um comunicado, na quinta-feira à noite, onde justificaram a decisão dizendo que o evento é um "momento importante para os 'designers' mostrarem as suas coleções num momento específico do calendário da moda". Acrescentando ainda que apesar dos desfiles e apresentações continuarem marcadas foi pedido a todos os criadores que respeitem este momento e o período de luto nacional.
Além disto, a organização também recomendou que se cancelem os eventos 'não essenciais' como inauguração ou festas, já que foi declarado, no Reino Unido, luto nacional para os próximos 10 dias.
A soberana "morreu pacificamente" no Castelo de Balmoral esta quinta-feira, 8 de setembro, conforme anunciado num comunicado oficial.
Leia Também: AO MINUTO: Decretado luto nacional; Rei Carlos III deixa Balmoral