No início dos anos 2000, numa altura em que as redes sociais e os jogos para telemóveis não estavam tão desenvolvidos, o Sudoku tornou-se popular em todo o mundo. O quebra-cabeças com números já tinha sido inventado há algum tempo e ficou na moda nessa altura. Apareceu em jornais, deu origem a livros e até aplicações (mais tarde). Mas afinal, que jogo é este que só traz benefícios ao cérebro?
Esta sexta-feira, 9 de setembro, celebra-se o Dia internacional do Sudoku. Com o passar dos anos foi ficando algo esquecido, mas continua a ser uma boa opção para quem quer exercitar a mente. Comparando com um sucesso atual, o Sudoku acabou por ser uma espécie de Wordle do começo dos anos 2000.
Leia Também: A posição de 30 segundos que o vai ajudar a 'acordar' o cérebro
O que é e como se joga?
Segundo o USA Today, o Sudoku é um quebra-cabeças com uma grelha dividida em nove quadrados, três por três, como se fosse um jogo do galo. Em cada quadrado estão estão outros nove quadrados. O objetivo é colocar os números de 1 a 9 em cada quadrado. A dificuldade está em não repetir o mesmo número na coluna, linha, nem no quadrado.
Apareceram vários livros© ShutterStock
Existem vários níveis deste jogo, consoante a quantidade de números que lhe é fornecida à partida. Quantos mais tiver será mais fácil já que terá menos hipóteses de errar. Trata-se depois de tentativa erro, até que fique com as colunas todas preenchidas e sem qualquer repetição.
Cada linha deve ter os números de um a nove, assim como cada coluna e cada quadrado do três por três que se encontra na grelha.
Que benefícios traz ao cérebro?
Como qualquer jogo de lógica, acaba por ser importante para a saúde do cérebro, uma vez que obriga a pensar. Neste caso sem contas de matemática, é mais uma questão de lógica. Segundo o portal Healthline, um estudo em 2019 mostrou que este tipo de jogos ajuda na concentração e não só.
A pesquisa revelou que as pessoas melhoraram a sua capacidade cognitiva, que se tornava mais jovem do que na realidade era.
E também aplicações© ShutterStock
Onde foi inventado?
Segundo a Universidade de Cornell, o Sudoku foi criado pelo americano Howard Garns, em 1979. Publicou este quebra-cabeças numa revista. O mesmo jogo foi depois publicado por Maki Jaki no Japão em 1984. Nessa altura já com o nome que conhecemos hoje, Sudoku, que significa ‘números únicos’.
Leia Também: O que todos devíamos estar a fazer para proteger a saúde do cérebro