Será que o horário em que faz as refeições tem influência na sua saúde mental? Segundo um estudo, feito no Reino Unido, sim. Os investigadores afirmam que comer, durante o dia, em vez de o fazer à noite, pode diminuir o risco de sintomas provocados por ansiedade e depressão.
A equipa investigou como o horário das refeições afetou o humor de 19 participantes (grupo que contou com 12 homens e sete mulheres). Graças a estas informações, foi possível concluir que os sintomas de depressão e ansiedade aumentam, em 26% e 16%, respetivamente, após o jantar.
O estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, contribui para o crescente número de provas, encontradas ao longo dos anos, onde se sugere que comer, pouco antes de dormir, é prejudicial para o cérebro, dizem os investigadores.
Além disto, estas conclusões podem ajudar, segundo a StudyFinds, plataforma dedicada à divulgação de estudos científicos, a explicar o facto de que pessoas que trabalham em turnos, ou seja, durante a noite, e camionistas, por exemplo, estão mais vulneráveis a doenças neurológicas, incluindo demência.
Leia Também: Gosta de maçãs? Saiba tudo o que podem fazer pela sua saúde