As aranhas são teimosas, chatas e assustadoras (para algumas pessoas) especialmente quando aparecem dentro de casa.
Como a partir dos próximos meses, as temperaturas vão descer é normal que as aranhas se refugiem nas casas, já que nesta altura do ano, no exterior, "há falta de insetos para elas se alimentarem", diz John Stewart, um especialista em controlo de pragas, à revista Woman & Home.
Aparecem, normalmente, em vários lugares da casa, escondendo-se nos cantos ou até mesmo "passeando" pelos corredores. Para John, a melhor forma de prevenir que isto aconteça é mesmo impedir que elas entrem, por isso, partilhou alguns conselhos muito úteis.
Leia Também: Tão fácil! Mezinha caseira para tirar as manchas das panelas de inox
Como impedir que as aranhas entrem em casa:
- Selar quaisquer buracos ou falhas nas porta, janelas ou chão que sirvam como 'porta de entrada' para as aranhas.
- Compre um óleo essencial ou faça um com hortelã-pimenta e água, por exemplo. Espalhe-o pela casa e elas vão, com certeza, fugir do cheiro intenso.
- Acenda velas de citronela nas janelas - as aranhas não gostam do cheiro.
- Limpar as janelas com regularidade também vai ajudar a prevenir que as aranhas entrem. É também uma boa forma de se livrar de teias de aranha e potenciais ninhos.
- Esfregue as superfícies, as janelas e outros locais de entrada com umas gotas de vinagre de vinho branco diluídas em água. "É um excelente repelente natural", diz o especialista, acrescentando que tem um componente que deixa as aranhas debilitadas.
- Manter a casa limpa e arrumada também é uma ótima forma de prevenir o aparecimento de aranhas.
- Outra solução natural para afastar as aranhas faz das cascas de laranja um recurso valioso. Coloque-as no processador de alimentos para criar um pó fino que pode (e deve) espalhar nos cantos de todas as divisões que tenham soalhos em madeira.
O especialista deixa ainda alguns conselhos, caso não conseguir impedir que as aranhas entrem, afirmando que a "melhor e mais segura forma de lidar com aranhas dentro de casa é simplesmente pegar nelas e transferi-las gentilmente para o exterior, onde elas podem ser benéficas".
Pode experimentar, por exemplo, uma técnica antiga e prender a aranha entre um pedaço de papel e um copo. Claro, se o problema for mais sério, o melhor é chamar alguém mais entendido no assunto para garantir que todas desaparecem.
Leia Também: Limpar o forno é um castigo? Experimente esta técnica