A cerveja é das bebidas que faz sempre parte da oferta de um bar. Num copo pequeno, caneca, ao final da tarde ou mesmo à refeição, acompanha bem com qualquer ocasião. Pode parecer uma sugestão consensual, mas existem pessoas que não gostam e até outras que não a devem beber devido a outras patologias.
O portal Eat This, Not That falou com o médico Jonathon Kung e explica que pessoas deviam parar de beber cerveja.
Leia Também: Snacks que pessoas com diabetes podem comer antes de ir para a cama
Diabéticos
O açúcar nunca é um dos elementos que pensa quando abre uma cerveja. A verdade é que ele existe no interior. “A cerveja pode induzir rapidamente um aumento de açúcar no sangue e causar um rápido aumento da insulina, que também é perigosa", explica o médico Jonathon Kung.
Quem tem excesso de peso
“É uma bebida que tem entre 100 e 200 calorias e conta com um fraco valor nutricional”, continua o médico. Um estudo publicado na revista Nutrients revelou que quantidades elevadas desta bebida podem levar a uma dificuldade em perder peso.
Intolerantes ao glúten
Quem segue uma dieta isenta de glúten ou é celíaco deve deixar a cerveja de lado. Este acaba por ser um dos componentes da cerveja. “Pode desencadear uma resposta inflamatória no intestino resultando em sintomas gastrointestinais”, explica Jonathon Kung.
Quem tem síndrome do intestino irritável
“A cerveja pode causar inchaço, gases, diarreia e, às vezes, dor abdominal por irritar a parede do intestino, ou causar retenção de líquidos em alguns casos”, diz o médico.
Quem tem histórico de doença hepática
“A cerveja é a bebida alcoólica que irrita ainda mais o fígado, o que pode levar ao declínio da função hepática”; continua.
Pessoas com azia
Alimentos ácidos e ricos em gordura são de evitar para quem tem problemas de azia. A cerveja acaba também por ser uma causa, por isso deve substitui-la por outro tipo de bebida.
Leia Também: Hábitos que ajudam pessoas com diabetes a reduzir o risco de demência