Há um novo vírus em circulação em países da Ásia e da Europa Oriental com potencial para infectar humanos e que parece ser resistente às atuais vacinas, segundo um estudo publicado, recentemente, na revista PLoS Pathogen.
Leia Também: Covid-19. Que grupos estão a ser chamados para a vacinação?
A descoberta foi feita por investigadores do Estados Unidos. Segundo o professor da Washington State University, Michael Letko, o vírus pode "representar uma ameaça à saúde global e às campanhas de vacinação em andamento contra o Sars-CoV-2".
Leia Também: Índice de transmissão da Covid-19 ultrapassa o limiar de 1 em Portugal
Designado Khosta-2, pertence à família dos coronavírus, mas ainda não há dados que comprovem que infetou humanos. O vírus havia sido identificado, pela primeira vez, há dois anos em morcegos na Rússia. Na época, não foi considerado uma ameaça aos humanos. Porém, após uma investigação mais detalhada, os cientistas concluíram que existe a possibilidade deste patógeno infectar células humanas, como ocorre com o SARS-CoV-2.
Como tal, os autores do estudo defendem que é urgente o desenvolvimento de vacinas que consigam combater todos os vírus semelhantes aos da Covid-19.
Leia Também: Cerca de 250 mil pessoas vacinadas contra Covid-19 e gripe em 2 semanas