Quando se trata de controlar os níveis de açúcar no sangue, fazer ajustes na alimentação é essencial. Nesse sentido, um estudo, publicada na revista Complementary Therapies Medicine, sugere que a camomila pode reduzir drasticamente os níveis de glicose.
Depois de reverem vários estudos sobre camomila, os investigadores descobriram que a melhoria dos níveis de açúcar no sangue em ratos com diabetes variou entre 14% e 59%.
Num outro estudo incluído na revisão, 64 doentes com diabetes tipo 2 receberam três chávenas diárias de chá de camomila (3 g/150 mL de água quente) ou placebo durante oito semanas. O primeiro grupo demonstrou reduções significativas em HbA1c (níveis médios de açúcar no sangue durante as oito a 12 semanas anteriores), níveis de insulina e resistência à insulina, bem como uma redução de 11% nos níveis de açúcar no sangue em comparação com o grupo placebo.
No entanto, o cientistas defendem que são necessários mais estudos para confirmar estes resultados.
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia.