Deixar de fumar não é uma tarefa fácil, mas só lhe irá fazer bem. Muitas vezes, existem pessoas que não chegam a avançar no processo por acreditarem em alguns mitos que estão associados à tentativa de acabar com o vício.
Leia Também: Ser infeliz ou solitário acelera o envelhecimento - mais do que fumar
O jornal britânico The Independent falou com o médico Naveen Puri que ajudou a desmistificá-los. Veja no que tem de deixar de acreditar.
1 - Já é tarde demais
Pode pensar que o mal já está feito, mas a verdade é que existe volta a dar. “Parar de fumar não é fácil, mas os benefícios podem acrescentar anos de vida. Os benefícios começam na primeira hora em que deixa os cigarros”, explica o médico Naveen Puri.
2 - Só precisa de força de vontade
É um dos passos importantes, mas existem outras formas que o podem ajudar. “Há medicamentos que os médicos podem receitar, mas também outros de compra livre, como gomas, pastilhas e inaladores de nicotina. Tudo boas opções para reduzir os desejos.”
3 - Tem de parar de uma vez só
“Se começar devagar, provavelmente terá sucesso e até vai exceder as expectativas. O melhor é ver como se sente aos poucos.” O médico sugere parar durante um mês ou até durante alguns dias. Faça pequenos testes até chegar ao objetivo final.
4 - Os desejos são insuportáveis
“O ideal é encontrar um substituto para o cigarro. Muitas vezes está associado a outras atividades, como beber álcool. Noutros casos há quem fume em situações de stress e ansiedade.”
5 - Tem de fazer todo o processo sozinho
Mais uma vez, a força de vontade é importante, mas também pode conseguir alguma motivação. “Pode ser mais eficaz se estabelecer uma rede de apoio social para o motivar enquanto a vontade de fumar irá começar a diminuir.”
Leia Também: Que muda quando deixa de fumar? Muitas melhoras e cada uma no seu timing