Doentes com cancro estão mais suscetíveis a ter complicações graves devido à infeção por Covid-19. Um estudo da American Cancer Society revelou que têm maior risco de morte quando comparados com outros infetados.
Leia Também: Covid longa. Vacinados têm mais proteção se apanharem variante Ómicron
“Pessoas com cancro, especialmente cancros de sangue e da próstata, que tendem a ser mais velhos, podem ter maior risco de complicações e morte por Covid-19”, revela Xuesong Han, um dos autores do estudo.
A pesquisa analisou dados entre março de 2020 e dezembro do mesmo ano. Encontrou mais de três mil casos de doentes com cancro que morreram com Covid, mas também mais de 13 mil doentes que a causa de morte foi a Covid, mas que tinham igualmente cancro.
O estudo indica que existiram mais mortes por cancro relacionadas com a Covid-19. Acabam por ser mais prováveis de acontecer nas grandes cidades e em homens com idade superior a 85 anos.
“As pessoas que recebem tratamento contra o cancro geralmente têm um sistema imunológico enfraquecido por causa do próprio cancro e do respetivo tratamento”, continua Xuesong Han.
Este estudo foi publicado na revista científica JAMA Oncology.
Leia Também: Pandemia da Covid-19 faz jovens temerem pelo futuro, diz estudo