Covid-19. Doença grave pode causar problemas cerebrais, diz estudo

Perda de memória e confusão são algumas das consequências registadas.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
06/10/2022 07:53 ‧ 06/10/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Infeções graves por Covid-19 podem causar problemas cerebrais. Esta é conclusão de um recente estudo do King's College London. O risco aumenta quando os efeitos são mais prolongados. Perda de memória e confusão foram algumas das consequências registadas.

Leia Também: Covid-19. Novo sintoma comum pode criar mais uma vaga

A pesquisa descobriu que a resposta imunológica ao vírus levou ao aumento da taxa de mortalidade de neurónios, especialmente na zona do hipocampo, importante para a aprendizagem e memória.

“Esses sintomas neurológicos são muito preocupantes para os pacientes e para as famílias. A esperança é que esta pesquisa possa ajudar a identificar que tratamentos seriam mais apropriados para diminuir ou prevenir esses sintomas”, revela Carmine Pariante, um dos responsáveis por este estudo.

A pesquisa analisou 36 pacientes internados no Guy's and St Thomas' NHS Foundation Trust, em Londres. Os problemas cerebrais foram detetados devido a uma proteína que é libertada na resposta do corpo ao vírus. 

Em casos em que estes valores eram mais elevados, acabam por se verificar mais neurónios no hipocampo afetados. Os idosos são os mais vulneráveis.

“Acreditamos que estas proteínas são responsáveis ​​​​pelos sintomas de delírio em pacientes com Covid grave, em geral, e em pacientes com Covid longa com sintomas neurológicos”, explicou Alessandra Borsini, também responsável pelo estudo.

Leia Também: Doentes com cancro têm maior risco de morrer por Covid-19, diz estudo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas