Estudo afirma que enxaquecas podem aumentar risco de demência
Novo estudo, feito na Coreia do Sul, analisou a relação entre as duas condições neurológicas.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
É possível que as enxaquecas estejam relacionadas com vários problemas, um deles, segundo um novo estudo, pode ser o risco aumentado de demência.
Para este estudo, publicado na revista científica The Journal of Headache and Pain, investigadores analisaram dados, recolhidos entre 2002 e 2019, na Coreia do Sul.
No total, foram estudados mais de 40 mil pacientes com enxaquecas e mais de 40 mil indivíduos sem. Todos foram avaliados por cientistas, incluindo os da Yonsei University College of Medicine, em Seul.
Leia Também: Os principais riscos de demência que podem ser contrariados
O objetivo foi perceber se pessoas, com enxaquecas, têm (ou não) um risco aumentado de demência, em comparação com aqueles que não sofrem desta condição neurológica.
Assim, os investigadores concluíram que os pacientes com enxaquecas "tinham um risco maior de diferentes tipos de doenças neurodegenerativas, incluindo demência de Alzheimer, demência vascular, demência mista ou outra especificada", diz o The Independent.
Os investigadores afirmam que esta relação pode ter várias explicações, por isso, é necessário continuar a estudar, para se conseguirem conclusões definitivas.
Leia Também: Risco de suicídio é maior em pessoas diagnosticadas com demência
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com