Até ao momento, já foram registados vários casos, segundo a Healthline, em que um dos principais sintomas de Covid-19 é laringite. Apesar de não ser muito comum, tem consequências, podendo até alterar o som da voz, explica a plataforma especializada em saúde,
Caso não saiba, a laringite é uma inflamação da laringe, a área onde estão as cordas vocais. É um problema que tem, muitas vezes, como efeito colateral a rouquidão, o que altera a qualidade e o caráter da voz.
A laringite é um possível, mas pouco comum, sintoma de Covid-19, no entanto, algumas pessoas relataram alterações na voz, principalmente rouquidão, após um teste positivo.
Leia Também: Fumar aumenta o risco de infeção por Covid-19 em quase 50%
A Healthline explica que estes sintomas podem ser provocados por vários problemas ou fatores, relacionados com o vírus, nomeadamente, a inflamação das vias respiratórias superiores, que causam inchaço nas cordas vocais. É também possível que a tosse ou vómitos muito fortes, irritem as cordas vocais, assim como a intubação, para ajudar a respirar. O vírus pode ainda ferir ou irritar o nervo vago, que possui ramificações relacionadas à produção vocal, acrescenta a plataforma.
Além disto, alguns investigadores já identificaram níveis mais elevados da proteína ACE2, um recetor para o vírus SARS-CoV-2, que causa Covid-19, nas cordas vocais. Isto significa que, a presença destes recetores sugere que algumas pessoas podem estar mais vulneráveis a alterações de voz, após a infeção.
A plataforma cita ainda um estudo, que envolveu 155 pessoas infetadas pelo vírus, onde se concluiu que 5% sentiu rouquidão como sintoma. Afirmando também que a variante Omicron é a que, para já, mas afeta afeta as vias respiratórias superiores, algo pode levar a laringite, problemas a engolir e dores de garganta.
Leia Também: Covid-19. Novo sintoma comum pode criar mais uma vaga