Nos supermercados não vemos os ovos guardados numa zona de frio. Ainda assim, quando chega a casa, é provável que tenha o hábito de os guardar no frigorífico. Pode haver problema se os deixar fora? Qual é a melhor forma de os conservar?
Leia Também: Shakshuka. O brunch do Médio Oriente onde os ovos são 'reis'
Esta sexta-feira, 14 de outubro, é o dia mundial do ovo, altura perfeita para percebermos melhor esta questão.
Segundo o portal Delish, tudo depende do local onde estiver. A publicação é norte-americana e refere que nos Estados Unidos a indicação passa por guardá-los no frigorífico.
Segundo o departamento de agricultura norte-americano, é no frio que ovos devem ser conservados. Referem que é a melhor forma de evitar o surgimento de bactérias, como é o caso de salmonela.
“A maioria dos ovos que compra passou por uma solução que ajuda a matar um certo tipo de bactérias”, revela o portal. No frio, o aparecimento de outro tipo de bactérias torna-se mais difícil.
O portal Delish aborda ainda a questão na Europa, onde refere a situação é diferente. “Os ovos não recebem a mesma lavagem com desinfetante como ovos na América. Muitas agências de saúde acreditam que é uma barreira natural que ajuda proteger os ovos à temperatura ambiente”, explica.
Nesse caso, percebe-se que não existe problema se os deixar fora do frio ou mesmo no interior do frigorífico.
Leia Também: Do frigorífico à máquina de lavar, dez dicas para poupar na cozinha