Se não bateu com a perna em algum lado quando se levantou durante a noite para ir à casa de banho ou beber um copo de água, pode não existir uma razão aparente para lhe doer o joelho. Ao acordar, se tiver esta dor e não perceber do que se trata, o melhor é ter atenção que pode significar alguma doença.
Leia Também: Dores nas costas. Quando é que se deve preocupar e ir ao médico?
O portal Live Strong falou com o cirurgião ortopédico Joshua Goldman para perceber as razões que podem estar associadas a este tipo de dor. Conheça-as.
Joelho de corredor
Acaba por ser um sinal caso acorde com uma dor na frente do joelho ou à volta da rótula. “Esse tipo de lesão pode resultar do uso excessivo do joelho, no condicionamento do quadril ou dos músculos internos do quadríceps”, explica o médico. Colocar gelo antes de dormir ajuda a reduzir o inchaço.
Síndrome da banda iliotibial
É muito idêntico ao joelho de corredor, se bem que a dor acaba por aparecer durante a atividade física e não apenas durante a noite. Neste caso, além de gelo pode ter de colocar alguma faixa elástica.
Osteoartrite
Acaba por ser uma degeneração da cartilagem do joelho. Muitas vezes ocorre devido a lesões antigas. “Se a dor matinal no joelho se prolongar para a rótula, e na articulação em ambos os lados do joelho, a osteoartrite pode ser a causa,” continua o médico. Para a diagnosticar será necessário fazer um raio-X.
Menisco rasgado
Pode ser um sinal se acordar com o joelho inchado e com uma dor aguda cada vez que põe o pé no chão.
Ligamentos rasgados
Acaba por doer cada vez que o dobrar ou não conseguir aguentar muito tempo em pé. Em alguns casos, poderá mesmo de receber de uma cirurgia e tratamentos de fisioterapia.
Leia Também: E esta? Doença (extremamente) rara 'transforma' músculos em ossos