Nem só de vinho vivem as quintas no Douro. Por lá, as produtoras também se dedicam a outras artes, por exemplo, na Quinta da Pacheca faz-se, anualmente, a apanha da azeitona. Para mostrar o seu trabalho nesta área, o espaço criou um novo programa temático, disponível entre 24 de outubro e 4 de novembro.
Durante um dia, o programa convida todos os interessados a participar na apanha da azeitona, a fazer provas e degustar um almoço tradicional.
Então, para começar, as boas-vindas são feitas com uma tradicional broa de milho e azeitonas, "a que se segue um passeio pelo olival e participação ativa na campanha, munidos de um kit de colheita", lê-se em comunicado.
Leia Também: As sugestões da Quinta do Bomfim para receber o outono
Quando os participantes já estiverem cansados, vão ter a oportunidade de fazer uma prova de azeites, feitos pela Quinta da Pacheca.
A seguir está planeado um almoço, com quatro momentos, harmonizado com dois vinhos DOC Douro e um vinho do Porto. Trata-se de uma refeição tradicional, onde o azeite, "com todas as suas diferentes referências, é uma presença obrigatória".
O preço por pessoa é de 75 euros, sendo que as crianças dos zero aos três anos não pagam e dos quatro aos 12 será cobrado metade do valor.
Caso não saiba, nos últimos anos, a Quinta da Pacheca recuperou muitas oliveiras espalhadas pela propriedade e plantou dezenas para produzir azeite, assim conseguiram uma colheita que lhes permitiu lançar uma gama com cinco azeites.
Leia Também: Conheça as propostas da Quinta da Fonte Souto para a apanha da castanha