Toda a gente gosta de ter um sorriso bonito e saudável e, para isso, é preciso ter certos cuidados diários e seguir os conselhos dos especialistas. Se os cuidados forem regrados, nas consultas de higiene oral é tudo mais simples e não existem surpresas.
A pensar nisso, a Spot Clinic revela, em comunicado, os quatro passos fundamentais para uma boa rotina de higiene oral que permite a prevenção de problemas futuros. Espreite abaixo:
1- Escovar os dentes com regularidade
"Uma boa escovagem de dentes ajuda a reduzir a adesão bacteriana. Este ponto é muito importante porque é através da escovagem que eliminamos a maior parte das bactérias à volta do esmalte dentário. Consequentemente estamos a evitar o aparecimento da inflamação gengival, da cárie dentária e de outras lesões orais. Devem fazer-se entre duas a três escovagens por dia, durante dois minutos.
É também importante escovar a língua. A língua é um nicho de bactérias. Essa acumulação pode causar mau hálito. Para evitar este problema oral, temos de escovar língua todos os dias, pelo menos 1 vez por dia. Podemos escovar a língua com a escova de dentes ou com um raspador de língua."
2- Usar fio dentário
"A escovagem dos dentes não é suficiente para remover todos os restos alimentares e bactérias entre os dentes: é indispensável o uso de fio dentário, escovilhões ou flossers para se chegar aos pontos onde a escova de dentes não consegue chegar. É Indispensável para a higiene oral e deve ser feito uma vez por dia e antes da escovagem, preferencialmente à noite antes de ires para a cama."
3- Usar um dentífrico com flúor
"A escovagem dos dentes por si só não é suficiente. Precisamos de um agente químico que atue sobre o problema a resolver. Os dentífricos mais recomendados para o cuidado diário de gengivas inflamadas são os dentífricos com composições com ativos bastante eficazes:
Uso diário: dentífricos que tenham na sua composição o trio triclosan que é um antisséptico e ajuda a combater a formação de placa bacteriana, o dexpantenol que funciona como regenerador de tecidos e a alantoína que tem uma ação calmante. Dentífricos com bicarbonato de sódio que promove a remoção física da placa bacteriana, ajudando a manter o selamento entre os dentes e as gengivas.
Cuidado com as gengivas: dentífricos que contêm a dupla fluoreto de amina e iões de estanho, que inativam a placa bacteriana e inibem o seu reaparecimento, proporcionando um efeito antibacteriano rápido e duradouro;
Indicado para grávidas e pessoas com aparelhos ortodônticos: gel dentífrico com fluorinol que se fixa intensamente ao esmalte para reminarelizar, reforçar e proteger os dentes e com ácido glicirretínico reconhecido pelas suas propriedades calmantes."
4- Consultar o higienista oral pelo menos duas vezes por ano
"Estas são dicas standard que ajudam guiarmo-nos e a mantermos diariamente os nossos cuidados preventivos. Contudo, não dispensam o acompanhamento regular de um higienista oral cujas visitas devem ser de pelo menos duas vezes por ano."